Governança Corporativa

governanca-corporativa

“Cada vez mais as empresas procuram realizar planejamentos e adotar medidas que visem seu desenvolvimento e sua perpetuação. Essa prática reduz os riscos da sucessão, pois os membros interessados em assumir a empresa serão avaliados quanto a sua capacidade e a sua personalidade, elegendo-se o mais preparado para perpetuar a imagem do fundador”.

A Governança Corporativa é um desses mecanismos, utilizado para dirigir e monitorar a administração, visando aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para sua perenidade.

A expressão Governança Corporativa é designada para abranger os assuntos relativos ao poder de controle e direção de uma empresa, bem como às diferentes formas e esferas de seu exercício e os diversos interesses que, de alguma forma, estão ligados à vida das sociedades comerciais, atendendo a necessidade de transparência e boas práticas de gestão. Compreende a estrutura de relacionamentos e correspondente responsabilidades de acionistas, conselheiros e executivos, definidas de forma clara e objetiva, tendo como objetivo principal o engajamento das empresas com seu desempenho estratégico.

Alocar esses procedimentos gera um melhor relacionamento aos herdeiros, fundadores e sócios acionistas ou cotistas, diminuindo os possíveis conflitos internos e tornando a empresa mais propensa a oportunidades.

Além de estruturar a gestão empresarial, as bases da Governança Corporativa auxiliam no Processo Sucessório, por meio do estabelecimento do perfil dos cargos gerenciais e da inclusão de programas de treinamento para sucessores.

A elaboração de um Acordo de Sócios Acionistas ou Cotistas faz com que prevaleçam os interesses corporativos, e não os pessoais. Esse instrumento nos Programas de Governança Corporativa diminui a competitividade, aumenta a transparência e gera mais credibilidade entre as pessoas envolvidas na administração empresarial.

Para nós, da Ricca & Associados, Governança Corporativa, Planejamento Sucessório, Acordo de Sócios e Código de Conduta são mecanismos que podem ser adotados por empresas de qualquer porte. Quanto mais cedo a gestão for baseada e regulada por esses princípios, maior será a chance de expandir e se perpetuar.

Na área de Governança Corporativa, a Ricca & Associados pode apoiar a sua empresa com as seguintes atividades:

  • Desenvolvimento e Implantação de Programa de Qualificação de Sucessores
  • Criação e Estruturação de Conselho de Administração
  • Acordo de Sócios, Código de Conduta e Estatuto
  • Elaboração de Indicadores Gerenciais
  • Redução de Risco no Processo de Sucessão
  • Planejamento Sucessório