Livros

La empresa familiar ante la crisis

No segundo Capítulo (pág. 29) deste livro ,  a Mestre em Administração, professora e sócia da Ricca & Associados Consultoria e Treinamento, Sheila Madrid mostra, de forma clara e objetiva, o Comportamento  Organizacional  e o Desenvolvimento de Governança Corporativa.

No Capítulo Nove (pág. 205), o consultor, professor e Sócio-Diretor da empresa Ricca & Associados Consultoria e Treinamento Domingos Ricca, mostra a importância da Governança Corporativa para a perpetuação de um negócio familiar.

.

livro_governanca_corporativaGovernança Corporativa nas Empresas Familiares: Sucessão e Profissionalização
Cada 100 empresas familiares que são abertas apenas 30% chegam à segunda geração e só 5% à terceira, grande parte em função de conflitos familiares. Ampliando o universo de questões analisadas nos livros anteriores de Domingos Ricca sobre o tema, mostra que utilizar as boas práticas de governança corporativa, como transparência, equidade e responsabilidade pelos resultados, são essenciais para perpetuar um negócio em família. Sem elas, a tradição e a solidez podem virar pó, como já aconteceu em inúmeros casos, no Brasil e no exterior. 

livro_sucessao_na_empresa_familiarSucessão na Empresa Familiar: Conflitos e Soluções – 2006
O tema central do livro é a questão da sucessão na empresa familiar. Conduzi-la adequadamente, segundo Ricca, é um importante passo para reduzir os riscos ligados à sobrevivência dessas empresas, cujo índice de mortalidade na segunda e na terceira gerações é elevadíssimo.
A tese defendida é a de que a empresa familiar deve ser administrada de maneira profissional, estruturando-se de forma a evitar a confusão que muitas vezes existe entre o universo da família e o dos negócios. Para isso, o autor mostra caminhos e técnicas cuja adoção recomenda nas empresas, sintonizado com o que pregam vários dos mais importantes especialistas ligados à Administração de Empresas em todo o mundo.
Sandra, Gonzalez, Bernardo

livro_da_empresa_familiarDa Empresa Familiar à Empresa Profissional - 1998
O autor associa a experiência adquirida no trabalho em diversas empresas ao conhecimento teórico, para fazer um manual sobre a transição nas empresas familiares, que já desempenharam um papel importante no desenvolvimento econômico mundial. O livro apresenta três exemplos desta passagem e é indicado para pequenos, médios e microempresarios, além de profissionais e estudantes de Administração, Ricca conceitua os dois tipos de organização e fornece valiosas dicas.