Programa de Qualificação de Sucessores

O Programa de Qualificação de Sucessores (PQS) tem por premissa a estruturação das etapas a serem desenvolvidas pelos sucessores corporativos, com o propósito de garantir o desenvolvimento dos futuros gestores que deverão, no prazo previsto, terem plena capacidade de realização das funções vinculadas ao cargo a ser ocupado.

A falta de um planejamento sucessório é um dos fatores que pode levar uma empresa a enfrentar um processo de mortalidade precoce. Quando se trata de uma Empresa Familiar, a escolha do sucessor e sua formação são desenvolvidas sem o respaldo de um programa formal, mas de maneira intuitiva e, muitas vezes, sem a racionalidade necessária para a condução de ações tão cruciais à perpetuação dos negócios de família.

O PQS permite a Gestão do Conhecimento corporativo, com avaliações periódicas e inerentes a estratégia organizacional. A condução do PQS fica a cargo do Conselho de Administração, que terá a função de coordenar o processo, com o grau de profissionalismo que toda e qualquer empresa necessita, além de analisar as avaliações promovidas pelo mentor do provável sucessor.

Tanto o desenvolvimento, quanto os pontos que fazem parte da estrutura do PQS são elaborados de forma personalizada, a partir dos direcionamentos oferecidos pelo Conselho de Administração da empresa.